Retiro Quaresmal

IMAGEM.JPG

No passado dia seis de março do presente ano, a direção da Associação Amigos da Irmã Wilson, apoiada pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, dinamizou um retiro quaresmal com o tema “O Espírito Santo nos congrega, renova e faz novas todas as coisas.”

O retiro tomou lugar na Casa de Retiros do Santo da Serra, local onde a Irmã Wilson viveu durante muito tempo e escreveu muitas das cartas às suas Irmãs e familiares. Teve como participantes os amigos e alguns simpatizantes da associação, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, essas que dão apoios aos grupos da associação, a escritora e amiga, Graça Alves, e o Assistente Espiritual da AAIW, o Sr. Cónego José Fiel.

No que concerne à dinâmica do retiro, começou-se com as boas vindas e procedeu-se a um momento de oração preparado pelos amigos de Santa Cruz, esse seguido de um lanche de confraternização onde se fez uma partilha por parte de todos. De seguida, assistiu-se a uma palestra feita pela oradora Graça Alves à volta do tema do retiro, após a qual se replicou a Via Sacra, essa preparada pelo grupo de Santana. Após o almoço, viveu-se a Eucaristia, a qual foi presidida pelo Cónego Fiel e animada por um grupo de jovens orientado pela Irmã Daniela Sousa. O retiro fechou com mais um lanche de confraternização. Ainda, no que concerne à Eucaristia, o ofertório foi feito com base na máxima da I. Wilson, “Façamos todo o bem que nos é possível”, a pensar nos irmãos da Ucrânia que, no momento, passam por um grande desafio. É importante salientar que a soma das ofertas de todos os amigos, incluindo uma doação feita pelo Sr. Cónego Fiel e pela escritora e amiga Graça Alves, foi muito generosa. Tal quantia de dinheiro foi já encaminhada por transferência bancária em parceria com a “Cáritas Diocesana do Funchal”.

Feita uma descrição mais factual do evento, passo, agora, a falar um pouco do que se sentiu ao longo do dia, sentimentos esses partilhados “in loco” por vários amigos da AAIW. As palavras que mais se ouviram foram “amor”, “Espírito”, “congregar”, “renovar”, “saudade”, “alegria” e “paz”. Vários foram os amigos que se manifestaram, por palavras e, também, olhares sorridentes e brilhantes, quanta à saudade que sentiam daquele encontro entre amigos da associação, do encontro consigo mesmos, do silêncio renovador e da paz ali sentida. As palavras mágicas, repletas de amor e sabedoria, proferidas pela querida amiga e escritora Graça Alves lavraram, adubaram e regaram o jardim do coração dos que ali se encontravam. Ninguém ficou indiferente a cada palavra que se sentia vir do coração da escritora e que era dirigida ao coração de cada um. Foi um momento renovador que congregou ainda mais os presentes pela força do espírito, o dom do amor e o exemplo da querida “Boa mãe”.

Todos os momentos do retiro contribuíram para este sentimento. Cada um deles teve grande importância e fluíram de forma natural e tranquila. Gratidão ao grande apoio dado pelas Irmãs Inês Sousa e Ana Marques, Isabel Sousa, entre outras Irmãs da comunidade do Santo da Serra, que em muito contribuíram para a realização do evento. O balanço foi muito positivo e o desejo da AAIW é que este sentimento ali renovado se mantenha no coração de todos e se espalhe pelo mundo pela força do Espírito Santo e o sentimento de amor.

Uma Santa Páscoa a todos!

A animadora regional da AAIW,

Graciela Poço